segunda-feira, 15 de março de 2010

O problema das"combinações"

Como exercício de trabalho de casa, lembrei-me de uns problemas que trabalhei há sensivelmente quatro anos atrás, com uma turma de segundo ano, no âmbito de uma Acção de Formação de Matemática, promovida pelo ME. O problema resume-se a combinar roupas, de forma a apurar as maneiras possíveis de alguém se vestir. Apenas três alunos da turma, num universo de dezasseis matriculados no terceiro ano de escolaridade, o conseguiu fazer correctamente, recorrendo a estratégias várias:
Resolvi repetir o problema, com algumas variantes, mas com material que os alunos pudessem manipular. Forneci-lhes um novo enunciado e a respectiva roupa, que teriam de recortar, combinar e depois registar. A confusão foi grande, pois a discussão girou em torno do facto de "bolas ficarem bem com riscas". Depois de uma breve explicação, os alunos lá entenderam que não se pretendia apurar se bolas ficam bem com riscas, mas sim o número de maneiras possíveis de alguém se vestir com aquela roupa. Passaram aos recortes, às combinações e ao registo, mesmo com o sentido estético muito apurado e insistindo que "bolas não ficam bem com riscas"... Fica a promessa que para a próxima haverá uma selecção de cores/padrões de forma a que tudo combine na perfeição! E fica o registo de uma Matemática diferente...

Prof. Lídia Pinto - EBI/JI Monte de Caparica - 3ºA

1 comentários:

Anónimo disse...

Aprender matemática assim é mais fácil e percebe-se melhor. Não acham?

Bri